Bernardo Pereira

Músico

O que é ser baterista? Um hiper articulado conjunto de motores ora frenéticos ora aconchegantes. Um ancestral e contemporâneo indutor de estados de consciência alterados a partir da produção de ritmos. Um acompanhante com função de solo…de chão…a tremer, sobretudo em palco. E neste, por norma, o lugar de baterista está para a banda como a torre para o panóptico.

O Bernardo é um sistema de transformação de matéria orgânica em energia e mais matéria. Lento, persistente, semi-fechado a tender mais para o aberto: observa, capta e discretamente – quase de repente para os incendiários – qual bolinha amassada feita em pão fresco, digo quente… Forno a lenha, obviamente. Dizia, tal como a massa-mãe ou a aguardente velha, o Bernardo matura o sabor da ementa sem pressa, mas sem descanso.

Dois anos depois de ter começado a tocar, juntou-se aos Mordo Mia, um projeto musical homérico, provocador e malabarista. O primeiro concerto do grupo foi também o primeiro do Bernardo, na esplanada da FCSH, em Lisboa, já começava a estalar a pandemia. Em 2023 gravaram o seu primeiro álbum, “Sente-se primeiro”, investimento suportado pelos membros e no lançamento celebrado com um apoio da Sociedade Portuguesa de Autores e um concerto no Musicbox. Nesse ano também se juntou aos Trovador Falcão, foi ao palco no verão para acompanhar Francisco Fontes e aproveitou a quadra para trazer ao mundo Cortada, a nova banda que junta membros de Vaiapraia, Aerogasmo e Hércules, que já tem o seu primeiro EP gravado nos estúdios da Cafetra e prestes a sair – agora em maio! Também o iremos poder ver em junho – data e local a anunciar – com Mordo Mia, tendo-me revelado ainda que até ao final de 2024 existe a possibilidade de terem o segundo álbum gravado.

Recordemos que Bernardo capta e química. Como veículo expressivo escolheu também a fotografia e vale a pena – vale mesmo a pena – ir atrás do seu clique. Com uma câmara analógica e magmática, Bernardo fixa registos atrás do palco de intimidade tangível e naturalidade poética. Mas também nos atualiza da cena musical contemporânea com fotografias da sua presença como espetador ativo, selvagem, sintonizado e com muita tesão. Irra!-  Bernardo está perto – e nós, com as suas fotografias, até lá estivemos, até parece que lá estamos!

Bernardo Pereira
Mafalda Balona

Pessoa com personalidade de baleia e de borboleta. Olhos castanhos, rosto redondo, pé 39. Overthinker.
Licenciou-se em Ciências da Comunicação, fez artesanato em Óbidos, ainda não tirou a carta.
Absorve tudo o que puder, mais pelo pathos do que pelo logos. Para o ethos recomenda trekkings e tendas.
Atualmente estuda Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural na Universidade Évora.

Mafalda Balona