brisa

CANTORA E COMPOSITORA

A Inês Antunes é uma cantora e compositora portuguesa que deixa quem a ouve numa mistura de emoções e que a faz viajar por diferentes sensações e lugares.

Contou-nos que se inspira em tudo, seja a partir de conversas que tem, filmes e coisas ou situações que vê – “Uma vez escrevi uma canção sobre uma menina que vi no autocarro com a mãe”.

O seu processo criativo utiliza muitas destas situações rotineiras, que refletem uma realidade humana que qualquer um de nós poderia sentir. Inicialmente, inspira-se em momentos da sua própria vida, sendo o seu processo e a maneira de expressar algo. Depois disto, consegue adaptar a sua música às outras pessoas que se sentem ligadas às palavras que a Brisa canta. Tudo se multiplica quando chega aos ouvidos dos outros e ganha outras interpretações e camadas de significado. Considera que escreve muito como próprio reminder e, se tudo isto ajuda outras pessoas, é melhor ainda. Agora, no sentido de “aconselhar”, isso só é possível porque o objetivo da sua música é mesmo espalhar amor e positividade ao máximo.

Desta forma, opta por ir ao fundo das nossas questões existenciais e faz-nos pensar naquilo que realmente importa, mas fá-lo em português. Tem uma presença forte nas redes sociais que a tem levado a diversas oportunidades, mas vivemos num mundo global que nos permite chegar ao outro lado do mundo. Assim, a próxima questão que colocamos foi mesmo o idioma das suas músicas. Explicou-nos que começou por escrever em inglês, como a maior parte das pessoas, por ser mais “fácil” pela questão da rima e o “soar melhor”. Mais tarde, quando escreveu a primeira letra em português, entendeu que prefere o desafio da nossa língua bonita e cheia de sons diferentes e únicos. Neste momento, escolhe lançar canções em português, talvez porque as torna mais pessoais, mas deixa em aberto a possibilidade de lançar noutras línguas. Continua a escrever em inglês, quando a canção assim o pede, e gostava de colaborar com outros artistas de outros países – França ou Espanha, por exemplo.

O primeiro EP da Brisa, CASULO, saiu em setembro de 2023 e, desde então, tem promovido o seu trabalho a partir de diferentes meios de comunicação. São 5 músicas que nos fazem conectar com os nossos sentidos e que nos deixam com um sorriso na cara. Para a Inês, o CASULO representa um renascimento, uma metamorfose. É o projeto com que se apresenta como Brisa, depois de ter lançado canções como Inês, e onde recorreu a fenómenos naturais para falar sobre processos emocionais com que lidou e ainda lida diariamente. Trabalha a questão do tempo, da necessidade de controlo, da ansiedade, mas sempre de um ponto de vista positivo e de transformação.

No futuro, quer levar o CASULO ao maior número de pessoas e palcos possível, continuando a criar muito e com pessoas que a inspiram e a fazem crescer criativamente e como ser humano.

Já estão disponíveis as datas da sua tour pelas várias Fnacs do país, no mês de abril e maio. Entretanto, tem mais umas quantas surpresas bonitas guardadas que iremos acompanhar de perto.

Catarina Soares

A arte caminha comigo desde sempre e é essencial à minha criatividade e força de vontade.
Tenho formação em ciências da comunicação e serei em breve mestre em gestão, mas sou apaixonada pelos meus projetos pessoais também, como a SADBYC.

Catarina Soares